terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ecos do passado distante.

Quando Roberto tinha 20 anos uma frase marcou a sua vida.

No seu Rio de Janeiro natal é comum que uma pequena parte da população mais favorecida tenha uma empregada doméstica. Roberto passou um ano nos Estados Unidos e voltou com uma percepção diferente das coisas, notou que não era comum entre os estadounidenses, exceto pelos bem ricos, ter uma empregada doméstica em casa. Neste sentido eles eram bem mais auto-suficientes.

No auge da sua ideologia utópica-adolescente Roberto vai almoçar com uma família que é como uma segunda família para ele. Ao ouvir os filhos e o Roberto discutirem essas ideias o pai da casa se manifesta com rigor e seriedade:"Não arruma nem a cama e quer mudar o mundo!" .

Simbolicamente o impacto foi tanto que o jovem Roberto começou a se esforçar mais para que outra pessoas não arrumassem a sua cama quando ele mesmo podia realizar esta tarefa ao acordar. Logo o mesmo aconteceu para a comida, começou a cozinhar para si próprio sempre que possível- tomando assim gosto pela culinária- e deste modo foi buscando mais auto-suficiência em todos os aspectos da sua vida.

E no caminhar da sua gloriosa vida Roberto percebia que o " arrumar a cama" significava ainda mais.
Significava também lidar com mais consciência sobre o plano emocional, o mais usado entre as pessoas.
Percebia que os seres humanos parecem lidar com o plano emocional de uma forma quase experimental, o plano racional raramente é utilizado embora muitos preferem pensar o oposto.
Parece que é possível influir positivamente sobre o mundo, mesmo sem entrar no campo das grandes transformações, revoluções, somente neste caso focando o plano pessoal.

Neste sentido o "arrumar a cama" adquire um sentido muito mais abrangente. Quando um ser humano escolhe ser feliz, ter mais energia, mais vitalidade, sentir mais... parece claro que este ser influenciará positivamente o ambiente ao seu redor.

O processo de aprendizagem é constante e cada passo, cada ação é uma oportunidade de praticar a sabedoria passada pelos mais experientes.

Nenhum comentário: