quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Tierra del Fuego

Ushuaia, Terra do Fogo.

Último ponto da viagem, na cidade mais austral do mundo junto da chilena Puerto Williams, no extremo sul da América do Sul.

Perfeito para ser o ponto final desta jornada.
...



Em este Todo que acontece o que é a experiência?
Se há a chance de aprender, de melhorar então ela é válida.
Se o tempo é uma dimensão relativa e esta relatividade é percebida intensamente, então ela é útil.
Se o ego é limitado mas pode se fortalecer enquanto o verdadeiro ser galga por terrenos de maior consciência,
então ela é necesessária.
Se as relações fundamentadas em carinho e boa vontade constroem intensamente,
então eu a quero.
E que o dia a dia seja palco para por em prática as lições assimiladas.
Que o poder de um se junte ao poder de outros e que o poder gregário mude o mundo.
Um começa por si próprio.
Disfrutando todo o processo.

Força, Poder e Energia!



terça-feira, 16 de dezembro de 2008

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008











Torres del Paine



Torres del Paine é o espetacular parque ecológico ao sul do Chile.
Uma beleza única nas américas, as vezes comparada aos alpes europeus com uma sensação de ainda maior amplitude nesta região da América do Sul em relação ao cenário do velho continente.
Uma experiencia também para o Roberto que agora se vê acampando sozinho no campo frio desta natureza exuberante.


Os pássaros são amigos e se aproximam para comer as migalhas de pão oferecidas.
Em nenhum momento o objetivo da viagem foi a reclusão, em nenhum momento esteve só... depois de conhecer centenas de pessoas nesta viagem é hora de assimilar tudo e, talvez, chegar a um novo estágio nesta mesma viagem.
Um ponto onde a natureza será assimilada de outra maneira; as palavras pouco a pouco perdem o sentido quando, neste momento, um dos pássaros pergunta: "Quem é o Roberto nesta vastidão de terra, árvores e gelo?" -Neste agora isso importa muito pouco.
Sobre as três torres que dão nome a esta área as palavras dão lugar a imagens.
As imagens se sobressaem sobre as descrições, visões de uma natureza pouco ou nada afetada
pela presença do homem.

Dentre estes homens um caminha absorvido por esta força. As emoções e razões do seu ego são melhores compreendidos podendo assim seguir seus passos de uma maneira mais distinta e consciente.
Ainda há muito para praticar e aprender. Um sentido de gratidão sem uma orígem concreta brota neste ser humano em um Pújá intenso e cheio de sentido ao seu Mestre e a todos Mestres que o precederam.
Antes das imagens assumirem...









terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Patagônia




Um vôo entre Santiago e Punta Arenas no extremo sul do Chile. Se antes, no norte predominam os tons amarelados do deserto, no centro, na capital Santiago os edifícios mostram do que é feita uma metrópole.
No sul mais uma nova mudança na paisagem, desta vez é a exuberante Patagônia que revela todas as suas cores e seu cenário fílmico.
Punta Arenas é o ponto de partida para desbravar um pouco lado chileno da região. Com uma amiga alemã e um suiço Roberto planeja como será a estadia no parque de Torres Del Paine, provavelmente um dos mais espetaculares da America do Sul, senão do mundo.
Diferentes cronogramas e o brasileiro irá por conta própria. Após revisar todo o equipamento- barracas, bolsa de dormir para neve, botas, provisões é hora de tomar um ônibus para Puerto Natales, daí saem as expedições para a reserva ecológica.




sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Arena antes de la capital.



Grãos de areia que se espalham pela estrada e revelam o seco deixado cada vez mais para trás. Nos últimos momentos em que a praia de Iquique se revela como um grande oásis, principalmente quando as estradas de muitas horas entre Iquique e Santiago mostram que em alguma parte deste continente, americano-sul, o vasto dialoga com o silêncio ou com no máximo com o silvar do vento que arrasta grãos de pequenas pedras.


Uma infinidade do mesmo, quando a jornada deixa de parecer longa é porque mais uma destinação foi alcançada. Santiago revela seus edifícios, seus bairros bem espalhados em uma cidade bem organizada para uma grande cidade. Uma simpática família recebe o Roberto que se vê como hóspede em uma casa de família- situação pouco comum apesar da estrada atrás.


A jovem Chilena Lissette dá um show de hospitalidade e leva o brasileiro de carro para conhecer toda a cidade. Sua familia cozinha e também se revela muito amável. Pela noite vão o Roberto a Lissete mais dois amigos de Santiago jantar e depois passear próximo à área do aeroporto local onde, com o frio da noite, se revela ser um lugar agradável para conversar sob o céu de estrelas e boings que rasgam a noite não muito distantes...A passagem pela capital é rápida, logo é hora de tomar outro ônibus com longa viagem. Desta vez não será mais o deserto mas o incrível visual da Patagônia.