As minas de Potosí são a principal fonte econômica da cidade.
A vida dos trabalhadores é dura e a expectativa de vida dos que trabalham na extração de metais é de pouco mais de 35 anos.
Há um tour para conhecer as minas e havia um certo receio que este tour tivesse um tom exploratório, porém logo pude ver que na verdade os trabalhadores se alegram com a presença dos turistas.
Não bastava a altitude, o ar dentro das cavernas era consideravelmente menor, e cheio de poeira...
Os caminhos eram estreitos o que não fazia do tour um caminho recomendado para claustrofóbicos.
Em um momento o guia falou para todos apagarem as luzes para podermos ver como era a situação dos trabalhadores quando a luz do capacete quebrava... realmente precisavam de calma para lidar com uma situação dessas.
No caminho encontramos um trabalhador que sorriu quando nos encontrou, ele me mostrou como se fazia um buraco na rocha dura com uma picareta e eu pude constar como era difícil esculpir pequenos buracos onde entrariam as dinamites ( durante o tour escutávamos de vez em quando o estrondo de alguma dessas bombas sendo detonadas em algum ponto mais distante da gruta).
Talvez o que mais me chamou a atenção nas minas foi a figura que "abençoava" os trabalhadores. Era uma figura parecida com um diabo chamada de "Tio". O mais peculiar aqui é que muitos eram cristãos pelo dia e veneravam o Tio pela noite, tudo muito normal por aqui...
Depois de trocar algumas palavras alegres com os trabalhadores eu saí exausto das minas. O guia me deixou explodir uma dinamite e eu pude ver que era um pouco mais forte que bombinha de São João.
Estava no meio da tarde e alguém sugeriu um ótimo local para relaxar o corpo depois das minas:
"El Ojo del Inca"...
Foram poucas horas naquele local peculiar, mas foi impressionante. Quando vemos pessoas que literalmente passam a maior parte do tempo neste ambiente, onde o escuro é onipresente, passamos a valorizar mais a luz no final do túnel...
Um comentário:
HAHAHAHahaha Q susto!!! Quando eu li: "As minas de Potosí", achei que fosse outras minas... num sentido mais funkeiro.... hahahahahahaha
ABraços JOKER
Postar um comentário